OFTALVET

OFTALVET

PERGUNTAS FREQUENTES

CARREGUE NA PERGUNTA PARA LER A RESPOSTA.
(última actualização: Outubro 2017)


Como posso marcar uma consulta de Oftalmologia Veterinária?
À excepção de urgências todas as consultas obrigam a uma marcação prévia. Por favor use o formulário na página de contactos ou o telefone de contacto 96 500 444 2.


Em que consiste a consulta de oftalmologia Veterinária?
Essencial no diagnóstico e escolha de um tratamento adequado, em patologias do foro ocular e anexos. A consulta de oftalmologia consiste num exame oftalmológico completo, incluindo neuroftalmologia, teste de Schirmer, tonometria, corantes vitais, biomicroscopia, oftalmoscopia directa e indirecta.
Consulte outros serviços disponíveis aqui.


Que exames estão incluídos na consulta de Oftalmologia Veterinária?
A consulta de oftalmologia consiste num exame oftalmológico completo, incluindo neuroftalmologia, teste de Schirmer, tonometria, corantes vitais, biomicroscopia, oftalmoscopia directa e indirecta.
Consulte outros serviços disponíveis aqui.


Quando devo levar o meu animal a uma consulta de oftalmologia?
Deve submeter o seu animal a uma consulta de Oftalmologia:
  •  Se notar algum sinal de desconforto ocular (lacrimejo e/ou pestanejo anormal);
  •  Se observar alguma alteração comportamental que poderá estar relacionada com perda ou deficit visual;
  •  Se observar alteração da aparência ou cor de qualquer estrutura ocular;
  •  Se o animal sofrer de alguma doença sistémica endócrina ou infecciosa (ex: diabetes, hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo, leishmania, toxoplasmose, … );
  •  Se a idade do seu animal se está a aproximar ou for superior a 7 anos;
  •  Antes de o usar como reprodutor;

Um acompanhamento regular é recomendado para detectar problemas oftalmológicos numa fase inicial e assim melhorar o prognóstico.


O que são urgências oftalmológicas?
Inúmeras patologias como o trauma ocular, o glaucoma agudo, as conjuntivites e outras, são consideradas urgências oftalmológicas e constituem importantes causas de atendimento urgente. Elas podem levar a danos oculares, por vezes irreversíveis, e devem ser diagnosticadas e tratadas o mais rapidamente possível.


Existem raças de cães e gatos mais sensíveis a problemas oculares?
Sim, um bom exemplo são todas as raças braquicefálicas (com o focinho achatado) tais como o Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Pug, Shih Tzu, Pequinês, gato Persa e British shorthair.
Entre outras raças que também apresentam problemas oculares frequentemente encontramos os Sharpei, Chow-chow e raças gigantes tais como São Bernardo, Dogue Alemão e Mastiff.


Foram diagnosticadas cataratas ao meu animal. Ele poderá ser operado?
Depende. O globo ocular é um órgão complexo e é fácil confundir outras perdas de transparência ocular com cataratas. É essencial proceder à consulta de Oftalmologia para confirmar se o foco de opacidade se situa no cristalino ou em outra estrutura do globo. Só depois poderá ser estabelecido um plano de tratamento e um prognóstico.


O Veterinário do meu animal diagnosticou-lhe um problema oftalmológico que necessita de correcção cirúrgica. Esta cirurgia poderá ser realizada na Oftalvet?
Sim, no entanto é necessário que o seu animal seja submetido a uma consulta de Oftalmologia Veterinária para se confirmar o problema e se estabelecer um plano de tratamento (incluindo escolha da técnica cirúrgica mais indicada).
Se o Médico Veterinário do seu animal contactar directamente a Oftalvet poderá não ser necessário realizar a consulta antes de proceder à cirurgia.


O meu animal tem de ser operado, necessita realizar algum exame antes da operação?
Sim, todos os animais sujeitos a cirurgia na Oftalvet são sujeitos a exames pré-anestésicos. Por norma devem ser realizados exames sanguíneos e um electrocardiograma.
Estes exames poderão ser realizados no Centro Veterinário onde o seu animal é seguido habitualmente ou na Oftalvet.


A Oftalvet presta outros serviços fora do âmbito da Oftalmologia Veterinária?
Não, a Oftalvet única e exclusivamente presta serviços Veterinários no âmbito da Oftalmologia Veterinária.
A Oftalvet não presta outros serviços tais como vacinações, desparasitações, cirurgias de castração, esterilização, etc…


Gostaria que o meu animal fosse consultado no Centro Veterinário onde sou cliente habitual, para não ter de me deslocar à Oftalvet. É possível?
Sim, no entanto, o pedido tem de ser feito directamente pelo Médico Veterinário responsável desse Centro Veterinário, à Oftalvet.


Qual o preço de um determinado serviço prestado pela Oftalvet?
Todos os preços, à excepção da primeira consulta, serão apenas fornecidos presencialmente. Para saber o preço da consulta por favor contacte-nos telefonicamente.


Quais os modos de pagamento aceites na Oftalvet?
São aceites pagamentos em numerário, cheque bancário e com cartões de débito ou crédito.


Qual a política de cancelamento de marcações?
Todos os cancelamentos deverão ser feitos com um mínimo de 24h de antecedência para que a vaga ocupada possa ser usada por outro animal. Caso contrário haverá lugar a uma taxa de cancelamento (de 50% do valor do serviço agendado).